O que é aerofobia? e 10 dicas para superá-la

O que é aerofobia? e 10 dicas para superá-la

Durante as férias, muitos de nós, ao escolher o nosso próximo local de férias, somos obrigados a procurar voos de avião. Para alguns, é uma bela experiência, mas outros a veem como um pesadelo. Ansiedade, pânico, angústia, suores, … são algumas das sensações vividas por quem sofre de aerofobia ou o que é mesmo, medo de voar.

Cerca de 25% da população mundial tem medo de voar. Você acha que tem aerofobia? Você conhece alguém que o tem e quer ajudá-lo? 

O que é aerofobia e quem sofre com isso?

Aerofobia pode ser definida como o medo irracional de viajar de avião que pode se manifestar por diferentes causas:

  • Medo de falha mecânica
  • Medo de que os pilotos estejam errados
  • Medo de se sentir “preso” no avião e ansioso por querer ir embora e não poder (relacionado à claustrofobia),
  • Medo de altura (acrofobia – vertigem)
  • Medo de condições climáticas adversas (manifestado especialmente no inverno)
  • Medo de nadar ou de água (hidrofobia) (ocorre principalmente quando a pessoa sabe que o avião está sobrevoando o mar)
  • Medo de voar pela primeira vez (medo das influências desconhecidas aqui)
  • Medo de voar à noite (nictofobia) (existe uma tendência a pensar que há pior visibilidade e por isso a probabilidade de ocorrer um acidente é maior)
  • Medo de voar sozinho
  • Medo de voos de longas horas
  • Medo de decolagem, pouso e turbulência
Aerofobia é o medo irracional de viajar de avião

Estima-se que 15-30% da população sofre de medo de voar, mas isso é considerado fobia apenas em uma pequena parte.

Cuidado! Se você se sente desconfortável ou mostra um leve medo ou incerteza em viajar de avião, mas na hora do vôo você consegue lidar bem com a situação, você não tem aerofobia, você simplesmente tem medo de voar.

É uma das fobias mais comuns que podem afetar qualquer pessoa, embora tenha sido observado que as pessoas que precisam ter tudo sob seu controle ou aquelas que tiveram uma experiência negativa relacionada a viajar de avião a têm com mais frequência. Mas … você não pode generalizar.

Se falarmos sobre os sintomas que se manifestam com aerofobia, podemos falar sobre:

  • Sintomas fisiológicos :  mal-estar geral, tremores, sudorese, diarreia e outros problemas gastrointestinais, problemas respiratórios, tonturas …
  • Sintomas psicológicos : desorientação, irritabilidade, dificuldade em tomar decisões ou pensar com coerência, pessimismo e tristeza , …
Mal estar geral, problemas gastrointestinais, irritabilidade, desorientação, … são alguns dos sintomas que sofrem as pessoas com aerofobia

A aerofobia pode ser superada?

Cada pessoa é diferente e por isso, na hora de intervir neste problema, devem ser tidas em consideração as características pessoais de cada uma.

Quando a aerofobia é sofrida e certos voos precisam ser feitos, a pessoa pode se sentir incapaz de realizá-los, fica bloqueada e se sente cada vez mais incapaz de lidar com as situações. Nesse momento, é importante consultar um psicólogo profissional que irá determinar a origem e as causas do problema e iniciar o tratamento.

No tratamento psicológico geralmente são utilizadas técnicas como a hipnose, embora o mais aconselhável seja realizar uma terapia cognitivo-comportamental e expor gradativamente a pessoa à situação que gera a fobia. O que se pretende com isso é que a pessoa consiga controlar a ansiedade aos poucos.

É importante que a pessoa aprenda:

  • Técnicas de controle de respiração
  • Técnicas de relaxamento muscular progressivo para que você fique ciente de quanta tensão vem se acumulando em cada um de seus músculos e possa eliminá-la aos poucos
  • Técnicas de distração
É importante para a pessoa que sofre de aerofobia aprender técnicas de controle da respiração, relaxamento muscular progressivo e técnicas de distração.

Existem também alguns medicamentos que podem ajudá-lo a relaxar. Cuidado! Não é bom se automedicar, mas é aconselhável ir ao médico de família para dizer qual é o melhor remédio e a dose necessária que você pode tomar em situações como esta (ansiolíticos, soníferos, …)

Várias companhias aéreas oferecem cursos para superar o medo de voar. Esses cursos oferecem informações sobre tudo relacionado ao avião e voos, apoio psicológico para ajudar a superar a fobia e também em alguns cursos é oferecido um simulador para que pessoas com esse problema possam ter contato direto com o avião.

Dicas para superar o medo de voar

Dica nº 1: se você vai voar, prepare tudo com antecedência.

Fazer as malas no último minuto pode aumentar sua ansiedade e estresse, por isso é melhor ter tudo preparado e pronto para que você se sinta seguro no dia do voo. Na noite anterior, é recomendável dormir e descansar bem. É importante que você chegue com bastante antecedência ao aeroporto para evitar imprevistos de última hora que podem aumentar sua ansiedade.

Dica # 2: mantenha-se entretido para manter a ansiedade sob controle.

Você tem muitas opções para se manter entretido durante um vôo e evitar pensamentos catastróficos. Você pode escolher entre ouvir música ( no Spotify você sempre encontrará playlists com músicas relaxantes ou motivadoras ), assistir alguns de seus filmes ou séries favoritas, ler livros de autoajuda como “Happy Flight” (Javier del Campo Martin), “É fácil superar o medo de voar ” (Allen Carr) ou “ Eu amo voar, e você? ” (Tomás Rubio), fazendo palavras cruzadas … Você sempre pode aproveitar a viagem para falar com um acompanhante no caso de ir com alguém ou com a pessoa ao seu lado no caso de você viajar sozinho.

Dica nº 3: informe-se para se sentir mais seguro.

Antes do vôo, tente descobrir sobre tudo, desde como para trabalhar um avião, como a terra é, como decolagem e pouso ocorre, como eles agem pilotos, o que os “gestos estranhos” que fazem as hospedeiras dizer … Muita parte do medo que sentimos é devido ao quão desinformados às vezes somos. Se nada te pegar de surpresa, nada vai te causar tensão. Também é muito importante que você saiba que o avião é o meio de transporte mais seguro que existe e que produz menos acidentes.

Dica # 4: expresse suas emoções e sentimentos.

Chorar e rir têm vários benefícios.

Quando você sentir um pensamento negativo assombrando sua cabeça, lembre-se do que o deixou tão engraçado na semana passada. Substituir pensamentos negativos por algo positivo é a chave.

Pense nos motivos que o motivam a fazer essa viagem, seja pelas tão esperadas férias, o reencontro com os seus entes queridos, uma nova aventura, …

Dica # 5: Em situações de estresse e ansiedade …

Se você tiver dúvidas no meio do vôo que gerem estresse e ansiedade, fale e pergunte aos comissários de bordo. Eles com certeza fazem você se sentir melhor. Como um truque, direi que se disser frases de segurança ou relaxantes para si mesmo, você se sentirá melhor e perceberá como as sensações estressantes diminuem. (” Estou muito bem, falta pouco”, “Tenho orgulho do que estou conquistando”, “Assim que chegar, vou tomar um banho relaxante e comer minha comida preferida como recompensa “). É melhor focar nos aspectos positivos … “ no avião chego muito mais rápido e com mais conforto do que se tivesse escolhido viajar de ônibus ”.

Dica nº 6. Se é a criança que tem medo de voar … como devo agir?

Se você tem medo de voar, ela é uma criança (filho, sobrinho, primo …) manter -lo informado como muito possível do que pode acontecer (explicar que é um avião, como a voar, falar com o destino, …) tentativas deixe-o se divertir com qualquer brinquedo ou livro e faça com que ele se sinta seguro acima de tudo.

Dica # 7: diga não aos excessos.

Se você é daqueles que pensam que é bom encher-se de comida antes de voar, que mais umas cervejas o farão esquecer o medo ou que com certeza com um tablete de calmantes a viagem será melhor, engana-se muito. O efeito contrário pode ocorrer e pode até ser prejudicial, por isso é melhor comer alimentos leves ainda no dia anterior, não beber excessivamente e ter muito cuidado com o excesso de medicação.

Dica # 8: a escolha dos assentos é importante.

Nem todos os assentos são iguais. Se você tem medo de voar, talvez seja melhor tentar ocupar o lugar no corredor para não se dar conta da janela. Você deve saber que o lugar mais estável nos aviões são os assentos que ficam entre as asas.

Dica # 9: vista-se confortavelmente.

Quando viajamos, às vezes só pensamos em como somos bonitos, sem levar em conta a importância de estar confortável. É muito importante que você escolha roupas com as quais se sinta confortável e com as quais possa se mover sem problemas.

Dica 10: E em caso de turbulência, o que devo fazer?

Mesmo que não sofra de aerofobia, a maioria das pessoas está preocupada ou incerta quanto a enfrentar turbulências (áreas de instabilidade). Nessas situações, o melhor é manter a calma, respirar fundo e lembrar que os pilotos são pessoas altamente qualificadas e treinadas para todos os tipos de situações.

Espero ter sido útil. Se você tiver alguma dúvida ou dúvida, deixe abaixo e ficarei feliz em responder.