7 dicas para economizar na alimentação em viagens

Você sabe como economizar na alimentação em viagens? Se pretende viajar bastante depois que a quarentena do novo coronavírus acabar, precisa aprender.

Afinal, um dos maiores custos em relação ao orçamento de uma viagem é o de alimentação. Isso é especialmente verdade quando viajamos em família.

No entanto, quando viajamos em família, a economia pode ser muito mais significativa também, especialmente se você souber como agir sem precisar pedir um Rappi o tempo todo.

Quer saber como economizar na alimentação em viagens? Então veja as nossas dicas a seguir!

1. Pesquise como economizar na alimentação em viagens

O primeiro passo para saber como economizar na alimentação em viagens você já fez: pesquisar sobre o assunto.

Isso é importante pois cada viajante tem o seu truque e as suas técnicas que ajudam a reduzir os custos em alimentação em suas viagens. Além disso, cada destino proporciona um tipo de economia também.

Por exemplo, dá para economizar muito mais na Itália comendo massa e vinho do que nos EUA, onde a economia pode ficar mais no fast food.

Por isso, pesquise bastante para aprender com outras pessoas e entender o contexto do seu destino.

2. Planeje quantos dias você ficará na sua viagem

O segredo da economia é o planejamento. Quanto mais você planejar, mais fácil será de economizar. Afinal, a poupança na alimentação tem que ter uma meta para poder ser realizada.

Por exemplo, suponha que você vai ficar 7 dias em Londres e tem 400 libras para se alimentar por lá. Isso equivale a 19 libras por refeição (considerando café da manhã, almoço e jantar).

Para Londres, é um valor relativamente aceitável e talvez você não faça muito esforço. No entanto, se você ficar 20 dias e tiver o mesmo orçamento, já terá de se esforçar bem mais.

Por isso, é importante estabelecer todas as constantes do seu orçamento para entender como manejar melhor onde dá e não dá para economizar.

3. Escolha o local certo para se hospedar na sua viagem

Você sabia que a localização do seu hotel está intimamente ligada com os seus custos de alimentação? Pois é!

Um hotel afastado dos grandes centros do seu destino resulta em maiores gastos com alimentação, pois você terá menos opções e mais resistência.

Por exemplo, depois de chegar no hotel cansado do seu passeio, não vai querer andar mais tantos quilômetros para ir ao supermercado. Nesse caso, vai preferir comer no restaurante próximo, que é mais caro.

Por isso, se você estiver em um hotel mais no centro, com várias opções de mercado próximas, você terá mais chances de economizar na alimentação.

4. Reduza os custos com pacotes do hotel

Muitos hotéis oferecem pacotes econômicos vantajosos para o hóspede, incluindo opções de reservas com café da manhã incluso.

Nesse caso, por mais que a sua hospedagem saia um pouco mais cara, vale a pena optar pelos pacotes pois você economizará na alimentação. Isso porque o acréscimo na hospedagem tende a ser menor do que o custo médio do café da manhã em padarias locais.

5. Opte por fazer lanches para levar aos passeios

Uma das maneiras de como economizar na alimentação em viagens é fazer pequenos lanches para matar a fome durante os passeios.

Dá para, inclusive, pular uma das refeições do dia e focar apenas em outra. Assim, você economiza em dobro.

Por exemplo, suponha que você vai fazer um passeio pelas ruas antigas de Lisboa. Vale a pena preparar alguns sanduíches com pão e patê de atum e levar para matar a fome durante o passeio e, até mesmo, substituir o seu almoço.

Assim, você paga menos para se alimentar e consegue fazer a nossa próxima dica…

6. Faça uma refeição “grande” por dia

Quando planejamos um orçamento de alimentação, pensamos no café da manhã, no almoço e no jantar. Às vezes, separamos espaço para um lanchinho da tarde.

No entanto, se o dinheiro está curto e a preocupação está em como economizar na alimentação em viagens, vale a pena “pular” o almoço com um lanchinho rápido, usar o café da manhã do hotel e ter apenas uma refeição “grande” por dia.

Assim, além de você gastar menos, ainda poderá fazer uma refeição um pouco melhor do que economizar e ter duas medíocres durante o dia.

7. Converse com os locais para obter dicas

Uma ideia muito interessante para conseguir economizar na sua viagem é conversar com as pessoas na rua e perguntar sobre bons lugares para uma refeição barata.

Tente evitar fazer essa questão para o pessoal do hotel pois eles costumam indicar algum restaurante parceiro que, necessariamente, não terá um bom preço. No entanto, pessoas na rua podem ser mais neutras e realmente indicar um bom restaurante a preço justo para você.

Seguindo essas 7 dicas de como economizar na alimentação em viagens, você conseguirá manter seu orçamento de alimentação sob controle quando for viajar.

Você já seguia essas estratégias de economia? Então conte pra gente a sua opinião nos comentários abaixo!